Câmara Municipal de Urânia-SP
Administração 2017 - 2020
Praça Central Paço Municipal Igreja Matriz

 

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

A colonização do extremo noroeste do Estado de São Paulo deu-se por volta de 1940, quando a Estrada de Ferro Araraquarense reiniciou o prolongamento de seus trilhos, na região. O loteamento de grandes propriedades possibilitou a fixação de povoadores que procuravam novas áreas de cultura.

Ao receber o comunicado da Ferrovia que uma de suas estações seria construída na Fazenda Santa Maria, um de seus proprietários, Benedito Pinto Ferreira Braga, fundou em 1950, a Cidade de Urânia. Promoveu o arruamento do patrimônio, venda de pequenos lotes e construção de casas residenciais, comerciais e escolas.

A denominação expressa a deusa da mitologia grega, representada pela musa da astronomia amparando o planeta Terra.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Urânia, por Lei Estadual no 2456, de 30 de dezembro de 1953, no Município de Jales.

Fixado o quadro territorial para vigorar em 1954-58.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Urânia por Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado do Município de Jales e Distrito de Palmeira d'Oeste, com sede no Distrito de Urânia. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1960.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1995, o Município de Urânia é formado apenas do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.

GENTÍLICO: URANIANO